sexta-feira, 31 de outubro de 2008

AGRADECIMENTOS/ APOIOS

JÁ DÁ PARA COMEÇAR A FAZER UMA LISTA DE APOIOS AO PROJETO, MESMO QUE O MESMO TENHA SIDO PRORROGADO. VAMOS LÁ. AGRADEÇO AOS MEUS EX-ALUNOS PELA ATENÇÃO E FORNECIMENTO DE DETALHES EM MADEIRA E AÇO PARA O VELEIRO.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

planejar e executar


Planejar é importante, mas chega uma hora que temos que executar. Quando teu feeling disser...vá! tem que ir. Aos 48 retrocedo e vejo que a margem de acertos é de 70% a favor de ter feito já. Este impulso pode ser a chave de fazer, não fazer, ou ter que esperar alguns anos para tentar fazer com que teu projeto se realize, se ainda tiver vontade de realizá-lo.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

crise econômica mundial

Mas o que tem a ver crise com velejar? é que ela está influenciando a data de saída, tendo em vista que para tal empreendimento deve haver uma certa disponibilidade financeira.
Mas o que me chama a atenção é que esta crise placebo ou crise moral foi criada e muito bem engendrada (crise placebo pq a midia consegue fazer todos acreditarem que ela existe, moral pq. os orgãos reguladores "não quiseram" enxergar o que estava ocorrendo na terra do Tio San).
Não sou economista, não estudei seus fundamentos, mas tem o feeling. Consulte 10 economistas hoje que cada um dará uma opinião diferente, então também posso dar.
O Ex presidente do banco central americano diz que a crise será rápida, o prêmio nobel de economia Joseph Stiglitz diz que será prolongada, que é uma das piores.
Vejamos pois....começou ano passado quando o HSBC resolveu vender seus papéis atrelados aos financiamentos imobiliários. Estes papéis eram podres e os bancos efetuaram um acordo para não vender, ir embarrigando o problema que começou com o excesso de crédito, falta de critérios para concessão, incompetência dos bancos americanos em emprestar (R-D= cap. pagto.).
Emprestavam sem garantias suficientes ou com garantia super estimada. Por exemplo, uma casa que valia 100 mil era avaliada o valor suficiente para o mutuário contrair novos créditos. Só que os juros aumentaram, o número de empréstimos para uma mesma pessoa aumentou, o salário estagnou. E chamaram isto de sub prime.
Este subprime tinha títulos que poderiam ser negociados, mas como estavam abaixo do valor de mercado, os bancos fizeram um acordo para tudo virar em pizza, o que não deu certo devido ao HSBC que começou a se desfazer destes papéis (que por sinal atende muito mau aqui em Criciúma).
Mas, e agora, de repente todo o problema está somente nestes sub primes? Talvez eu esteja enganado, só o tempo dirá, mas está tudo sendo ajustado paros poderosos lucrarem mais ainda. De repente a crise é mundial, e todos os bancos quebram num só mês e querem dinheiro para serem salvos. De repente ninguém tem mais dinheiro, o planeta está acabado.
O FMI disse dia 02/10 que é a pior crise (ele está aí para não deixar isto acontecer e é um dos responsáveis por isto, só está dizendo que é a pior para tentar justificar sua incompetência), o Lula diz que é a pior crise, mas até ontem ele não dizia isto (os americanos mandaram ele dizer a partir de hoje), o Bacen quer saber se Bin Laden tem conta no Brasil?????? (ele tem é banco próprio, sustentado por gestores de furtunas anti américa), e os bancos aumentam a taxa de juros aqui no Brasil (semana passada uma prestação que estaria em 530 reais hoje está em 700 reais- quanto não irão lucrar com esta suposta crise?).
Por enquanto esta não é a pior crise:
10) Wall Street 1901-03: -46%O mercado foi assombrado pelo assassinato do presidente McKinley, em 1901, juntamente com uma grave seca meses depois, no mesmo ano.
9) Wall Street 1919-21: -46%Havia receio de que o novo setor automobilístico se tornaria sobreaquecido, imaginando que a produção de automóveis chegara ao estágio da saturação.
8] Wall Street 1906-07: -48%O mercado arrepiou-se todo após o presidente Theodore Roosevelt ter ameaçado manter na rédea curta os monopólios que floresceram em diversos setores industriais, principalmente no setor ferroviário.
7) Wall Street 1937-38: -49%Uma baixa excessiva dos preços foi motivada pela política do New Deal de Franklin Roosevelt.
6) Londres 2000-2003: -52%O Reino Unido assumiu o sexto lugar na tabela do mercado ao cair 52% entre 2000 e 2003 como os investidores sofreram as conseqüências do colapso da bolha da teconologia.
5) Hong Kong 1997-98: -64%O mercado acionário de Hong Kong sofreu uma pesada queda em 1997-1998 após a deserção dos chamados Tigres Asiáticos, países emergentes da Ásia.
4) Londres 1973-74: -73%Crise do petróleo, quando os países da OPEP decidiram elevar os preços do produto de uma hora para outra. A bolsa de Londres caiu 73%.
3) Japão 1990-2003: -79%Em terceiro lugar, com um declínio 79%, foi o mercado acionário japonês, que sofreu uma prolongada queda de preços entre 1990 e 2003, o que se transformou num pesadelo deflacionário, e esta bolsa ainda não se recuperou, está com perdas de 71% nesta data.
2) E.U.A Nasdaq 2000-2002: -82%O fim da bolha das empresas .com, que surgiram e terminaram rapidamente (estas perdas ainda não foram recompostas, nesta data acumula perdas de 61%).
1) Wall Street 1929-32: -89%A maior de todas as crises econômicas, que fez a bolsa de New York cair 89% entre 1929 e 1932 (mas que foi facilmente solucionada quando um novo presidente assumiu e concedeu crédito).
O que está acontecendo agora:
- Os países continuam a comprar e muito títulos do governo americano, inclusive com ágio. Um país que está para quebrar teria esta procura?
- Alguns milinários compraram ontem milhares ações da GE (alguns bilhões de dólares);
- E há países financiando o rombo da balança comercial americana que está em torno de 60 bi por mês. Até quando? hora, se outros países não financiarem este rombo não haverá mais consumo e todos quebram. E o que são 60 bi repartidos entre asiáticos e europeus?
Funciona assim por lá e por aqui também: por exemplo, para alguém conseguir vender para alguns supermercados daqui, o metro quadrado da gôndola deve dar lucro. Se não está dando lucro, o fornecedor deve "ajudar" a dar lucro, dando seus produtos por um período. Aconteceu comigo quando eu era fornecedor e continua acontecendo. É diferente? só nas sifras. É uma espécie de enxoval para auxiliar no lucro.
Sacou? o Chinês para vender para o americano tem que comprar seus títulos, tem que injetar dinheiro na economia deles para fazer "girar" dinheiro, e assim os americanos compram suas porcarias, e eles compram minérios e caminhões do Brasil, e nós compramos suas porcarias também.
- E essa correria para tirar o dinheiro das bolsas? é que ninguém sabe onde colocar o dinheiro, um vê o outro fazendo e faz também, pq estão totalmente perdidos, ocorre o efeito manada ou maria vai com as outras.
- E ficou bem claro que quem manda no planeta é o americano. Viram o que o congresso fez? Perdas de um trilhão num dia nas bolsas. Só por não terem aprovado um mísero pacote psicológico de 700 bi (ainda não foi votado, mas tenho certeza que vão votar a favor, todo o tumulto foi só para mostrar a sua força para o planeta), que não dá para nada.
Mas o recado está dado: nós erramos em conceder o crédito, fomos ganaciosos, mas vcs., o resto do mundo, vão ter que nos ajudar a tapar o furo financeiro. Se não fizerem nós acabamos com vocês, mesmo se armas, sem bombas. Afinal, 30% do consumo do planeta é nosso.
- Quanto estes diretores de bancos não estão ganhando nas fusões? quanto os congressistas não ganharam para ficar de mau com o presidente dos EUA, o "Bucha" e depois votar a favor, como num passo de mágica?
Aquela cara de derrotado do presidente americano alguém acredita que é verdadeira? tudo maquiagem para a TV. Tem que ter cara de flagelado neste momento, cara de que está na fila do SUS. Ele é o maior culpado, pois só queria que houvesse consumo e não ajudou o povo a "se tocar" que deveria haver um freio, um ponto de equilíbrio, a tal de capacidade de pagamento (receitas-despesas). Senão qualquer assalariado quebra mesmo.
Em 1947, Victor LLebout escreveu: "A nossa economia produtiva exige que façamos do consumo a nossa forma de vida, que tornemos a compra e o consumo de bens em rituais, que procuremos nossa satisfação espiritual, a satisfação do nosso ego no consumo, precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas e descartadas num ritmo cada vez maior" (é a obsolecência planejada e perceptiva). Esta é a bíblia. E tudo continua como dantes....
Ontem o ex-presidente do Fed , o Alan, disse que a crise será rápida. Claro que sim, é só o tempo para todos os milionários continuarem a ficar cada vez mais ricos. Então..crise? que crise, manipulação sim. Mas só o tempo dirá se estou certo.
- Os governos estão comprando empresas e estão se fortalecendo, bem ao contrário do que o ex Fernando Henrique disse que era para fazer. O Estado está tomando as rédeas. E lucrando muito. Os EUA compraram na semana passada por 2,24 cada ação da AIG e 3 dias depois estava a 5,35 cada ação. De bonzinhos eles não tem nada, compraram pq. daria lucro.
- Está faltando dinheiro no mercado? para boas empresas não falta.
- faltou falar mau da Miriam da Globo. Ela não sabe nem ler o que escrevem para ela, não tem posição. Só fala o que algum economista falou para ela e nem dá o nome aos bois. É um papagaio. Nada crítica, tem que vender notícia, por favor, não assistam a globo nestes momentos. Esta é a crise do pessimismo, da manipulação da mídia.
Temos que tirar o chapéu, os caras são bons de golpe. Vai render um filme.
Ruim para uns, melhor para outros. O Brasil é um dos melhores países emergentes para se investir de, tem o investmet grade, tem a melhor regulamentação do sistema bancário do planeta, a Bovespa é super fiscalizada (temos a CVM), temos a CBLC (que costodia os ativos da bolsa) e é considerada a melhor do mundo, tudo super transparente. Creio que os investidores, agora escaldados e desconfiados irão procurar mercados mais seguros.
A nova crise, mas de verdade? a chinesa, dentro de uns 3 a 5 anos.