quinta-feira, 10 de abril de 2008

soltar as amarras

"depois de algum tempo você aprende [...] que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos .[...] Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo. [...] E que pode ir muito mais longe. [...] Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."

William Shakespeare

Pense bem: "nossas dádivas são traidoras".

terça-feira, 8 de abril de 2008

Países a visitar


Obs: quadrado em preto se refere ao Nepal
Estados Unidos (somente Califórnia), México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Polinésia Francesa, Ilhas Cook (Nova Zelandia), Tonga, Fiji, Nova Zelândia, Austrália, Nova Guiné, Timor Leste, Indonésia, Tailândia, Índia, Nepal (escalada até 5.545 m de altitude), Yêmen, Etiópia, Arábia Saudita, Egito, Chipre, Grécia, Albânia, Iugoslávia, Bósnia, retorno para o Brasil (Natal, Porto Seguro, Florianópolis).

domingo, 6 de abril de 2008

a expedição


A Expedição Mandarim será com um veleiro de 12 metros de comprimento por 3,60 de largura, 2,10 de altura interna. Será realizada pelo professor Universitário Gerson Luis de Boer Philomena (Bacharel em Gestão do Turismo, MBA Gestão Empresarial, Mestre Ciências Ambientais).
OBJETIVOS: volta ao mundo em mais de 25 países; efetuar palestras para instituições sobre turismo, meio ambiente, qualidade de vida, planejamento, risco, motivação; efetuar trabalho voluntário em ilhas da Oceania na área da agronomia.
E PARA OS FUTUROS ADMINISTRADORES: para que um projeto seja bem sucedido, deve-se dentre outras coisas: ter os objetivos bem definidos, encontrar parceiros (talvez fornecedores, apoios), efetuar vários cursos que servirão de base para solucionar possíveis problemas, ter pessoas que colaborem, efetuar divulgação, ter visão de curto, médio e longo prazo, ter planos B (se der problema em alguma coisa, partir para outras soluções), ter flexibilidade e adaptação, planejar muito, ter a "cabeça aberta" para absorver problemas futuros, ter visão, administrar riscos.
Se teu projeto não é bom às vezes não adianta insistir, pois pode já ter fracassado e nem viu ainda. A motivação (auto-motivação) deve ser uma constante. Procurar alternativas para não "esmorecer" durante a fase de planejamento. PARA COMEÇAR ESTÁ BOM...
Agora vejamos algumas influências externas, ou "ruídos" que um projeto pode ter, por João Sombra:
"[...]Um dos maiores ruídos de todos é a “inveja”, esta vem camuflada de diversas maneiras. É necessário estarmos sempre muito atentos para identifica-la e elimina-la.
Este ruído estará presente sempre, quer na fase preparatória, quer na fase de realização ou quer na fase do término de seu projeto. E quanto mais sucesso estiver tendo mais invejosos irão aparecer.
Tipos normais de invejosos:
· Falso protetor- É aquele falso amigo que aparece querendo alerta-lo do perigo que esta impondo a sua família, com esta sua idéia maluca , sem pé nem cabeça.[...] Na verdade ele esta classicamente tendo a intenção de demove-lo de sua idéia por não ter capacidade e força de vontade suficiente para abraçar tal idéia, e por tal utilizará de todos os meios disponíveis a seu alcance para evitar seu sucesso.
· O do contra – Este todas as vezes que você estiver apresentando uma idéia ou um ponto de vista ele fatalmente o estará questionando e se colocando em posição antagônica. Sua marca maior é sempre falar mal de você e de seu Projeto tentando coloca-lo no ridículo. Infelizmente há pessoas de pouco pudor mental que dão ouvidos a este tipo de ruído.
· O sabichão – Este é o pior dos invejosos pois jamais admitirá que voce possa deter um conhecimento superior ao dele, isto para este tipo de ruído é a morte. Quanto mais você crescer em seu Projeto e mais experiência adquirir [...], mais ainda crescerá e aparecerão em seu caminho este tipo de ruído. Devem ser de imediato detectados e serem neutralizados. Caso contrário poderão criar um grande dano em seu Projeto. Normalmente estão acompanhados de sua própria platéia, também formada por ruídos deste tipo só que ainda aprendizes e utilizam estes elementos de sua platéia como “boi de piranha”, para não se exporem diretamente.
· O desrespeitoso – Normalmente não é muito íntimo de um bom caráter. No sentido de aparecer com sua pouca idade afronta e desrespeita as pessoas mais velhas como se estivesse tratando com os da sua idade. Normalmente vem de famílias onde o respeito pelas pessoas mais velhas, ou mesmo pais e mães não são a tônica. Elementos desprovidos de qualquer experiência e sensibilidade desrespeitam para poder aparecer.
Você deve estar sempre atento para detectar os ruídos e os aspectos negativos que irão aparecer, principalmente após sua viagem (projeto) estar em pleno curso e estiver se tornando conhecido. [...] Como alguns dizem:[...] o sucesso incomoda e a inveja se sobrepõe a razão. "