domingo, 15 de junho de 2008

auto motivação







Não é "mole" efetuar as revisões em um veleiro. Quando tudo parece que está em ordem surgem novas tarefas. Mas agora o painel solar está corretamente instalado para que o rádio VHF tenha energia e a TV de LCD possa funcionar. Na foto acima está o painel de comandos eletrônicos que apesar de toda fiação ser nova tinha duas soldas desconectadas dos terminais elétricos (chave geral), que impossibilitava a iluminação da bússola externa. Bomba hidráulica de água para a pia e chuveiro funcionando OK. Fogão de uma boca OK. A vela genoa 2 (vela da frente) foi encaminhada para a revisão das costuras no Iate clube Veleiros da Ilha.
Para que se tenha vontade de fazer isto tudo, tem-se que ter uma "baita" auto-motivação. Mas de onde vem isto?????????????
Na visão de alguns pensadores, a motivação pode ser definida como um processo endógeno, responsável pela intensidade, direção e persistência de uma pessoa para atingir determinada meta.
Abraham Maslow, Frederick Herzberg, Douglas MC Gregor, Skinner, Alderfer, Turner, Lawrence, Adams, Vroom e Hackman Oldham são precursores deste pensamento.
Motivação é o balanceamento entre o desempenho do profissional e a satisfação das necessidades. O desempenho de uma atividade é saber o que fazer, saber como ter vontade ou a energia própria para agir.
A motivação é um conjunto de fatores psicológicos (conscientes e inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, as quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo (Dicionário Aurélio).
Para Maslow, as necessidades são: fisiológicas (alimento, ar, água, abrigo, sexo); segurança (poupança, saúde, INSS); social (relações sociais); ego (autoconfiança, auto-estima, reputação; auto-realização; auto-satisfação).
É o esforço que a pessoa faz para atingir determinado objetivo, que engloba uma expectativa de desempenho e resultado em função de um desempenho.

Nenhum comentário: